Comum nos Estados Unidos, esse tipo de processo deu muito errado para uma família de Bay City. Aberta na última semana, uma cápsula do tempo fechada há 50 anos e que deveria ser aberta só daqui cinco décadas não revelou segredo algum, mas sim algo “nojento”.
Curiosos, os irmãos John Mccollum e Ann LaRose resolveram antecipar a abertura da Cápsula da Paz John F. Kennedy, criada na cidade e na qual o pai tinha colocado uma carta para eles em 1965. A surpresa desagradável, porém, é que tudo dentro da cápsula simplesmente desintegrou.
Ao abrirem o objeto, se depararam com água. Muita água mesmo. Os artefatos escondidos lá dentro acabaram sendo desintegrados e, para que ela fosse aberta, homens tiveram que usar máscaras respiratórias, tamanha a precariedade da condição interna.
Não foram apenas os irmãos que se frustaram com a abertura. Outras pessoas que tinham coisas colocadas lá por familiares também se decepcionaram. A Sociedade Histórica promete trabalhar para tentar recuperar algum material como faz em casos de naufrágio.
Para os irmãos, porém, um segredo ficará intacto. O que será que o pai escreveu na mensagem que depositou no local? O patriarca já morreu e nunca revelou o que estava escrito ali. Agora, eles confiam no trabalho de restauração.
“Uma vez cheguei a perguntar ao meu pai o que ele havia escrito e ele só respondeu que eu descobriria em cem anos. Abrimos antes e mesmo assim… Nada. Sei que ele deixou uma mensagem para seus cinco filhos, queremos saber o que era”, afirmou John.
A esperança da família, então, está totalmente voltada para a Sociedade Histórica. Diretor de operações, Ron Bloomfield garante que sua equipe se esforçará para recuperar o material, que segundo ele é de valia extrema para as gerações futuras historicamente falando.